RECUPERADOR DE CALOR

by - agosto 23, 2019




Uma das coisas que funcionava muito bem na casa antiga era o recuperador de calor.
Gostamos imenso no inverno de passar as tardes de Domingo a ver televisão com o recuperador acesso. Para além de aquecer o ambiente, é confortável e transmite serenidade.
Nesta casa temos um enorme recuperador, confesso que quando entrei na sala pela primeira vez fiquei fascinada pelo tamanho, tanto da sala (são quase 3 salas da casa antiga), como do recuperador.
Raramente uso lenha no recuperador, sou fã dos briquetes e como temos a fábrica a caminho de casa não custa nada reabastecer sempre que precisamos.
Os primeiros dias passados nesta casa foi na época de frio Dezembro/Janeiro, começamos a obras e vínhamos passar os fins de semana aqui, chegávamos à sexta e regressávamos ao domingo. A casa vazia,  com o tempo de frio e chuva, e como ainda não tínhamos o gás ligado para usarmos o aquecimento, a solução era o recuperador. O primeiro dia em que o liguei sentimos logo A diferença, quentinho mesmo, pior foi quando começamos a ver o saco do recuperador a rachar! O meu marido mandou logo parar de colocar briquetes, analisou a parede e disse-me logo "vou rebentar com isto, de certeza que nem o pladur é o próprio para aquecimento como não tem isolamento correto". Pois…. tinha completa razão, quando fez o primeiro buraco viu logo que o pladur não era o de aquecimento e que por dentro estava tudo vazio sem isolamento! Temos sorte que ele entende de tudo um pouco, muitas ou quase todas as obras foram feitas por ele, o que nos permitiu poupar e muito! Esta foi mais uma, a parede do recuperador foi toda removida, tinha pladur verde que é usado para humidade/wc, colocado isolamento lã de rocha e revestido tudo novamente com o pladur indicado (cor de rosa usado para altas temperaturas). Ficou nova, segura e pronta para aquecer! Foi logo testada na altura e passou aos testes!
Adoro, é linda!!

You May Also Like

0 Comments